Vivemos
atualmente numa sociedade globalizada e tecnológica onde as formas de
comunicação, de economia, etc. estão se adaptando constantemente á “Era Digital”.
Sendo assim, a educação não pode ficar alheia a essas mudanças. Os professores
precisam procurar alternativas de forma a integrar as novas tecnologias de
forma inovadora na educação. O uso de recursos audiovisuais é uma dessas
alternativas.
O vídeo é uma ótima estratégia educativa, no
entanto só a ferramenta não é o suficiente. Os professores precisam organizar
um plano de aula de modo que os vídeos a serem utilizados sejam coerentes com o
tema a ser trabalhado em sala de aula.
Você pode utilizar o vídeo:
· Trabalhando em sala de aula e indicar outros
vídeos relacionados para que seus alunos estudem em casa;
· Com alunos que possuem alguma necessidade
educacional especial de modo a envolvê-los fomentando sua curiosidade e
atenção;
·
Os alunos podem produzir vídeos (estes podem
ser compartilhados na escola ou em plataformas digitais e servir também de
arquivo para as gerações futuras);
· Você pode fazer uso de videogames (na
disciplina de educação física, por exemplo) para ensinar alguns esportes;
· Os vídeos podem servir para realizar excussões
virtuais a outros lugares do país e do mundo sem sair do lugar!
Saiba
mais em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/10/03/972423/11-motivos-usar-videos-em-sala-aula.html
Trouxemos algumas ideias para utilização de vídeos
na educação. As mesmas são algumas indicações de José Manuel Moran do primeiro
capítulo do livro “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”.
· O
professor deve primeiramente começar por vídeos mais simples, ligados á realidade
dos alunos para depois utilizar vídeos mais complexos;
· Os
vídeos devem sensibilizar os alunos de modo a despertar sua curiosidade e
atenção. Isso fará com que os mesmos tenham até o desejo de pesquisarem mais a
respeito do assunto tratado no vídeo;
· Vídeos
como ilustração pode compor cenários que sejam desconhecidos pelos alunos. No
vídeo o professor pode levar ao conhecimento dos mesmos, realidades distantes
como séculos passados. O filme a “Guerra do Fogo” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EGec0ng1XVY), por exemplo, é uma ótima
pedida para os professores de História.
- Vídeo como produção:
i) Como documentação: registro de aulas, eventos da escola, estudos, de experiências, depoimentos, entrevistas etc;
Os próprios alunos podem registrar tais momentos relevantes, editar, apresentar tanto para os demais colegas como expor para a escola e em plataformas digitais. Para Moran (2002) "filmar é uma das experiências mais envolventes tanto para as crianças como para os adultos".
O professor pode incentivar seus alunos a produzirem programas informativos e exibí-los para a escola de modo que essas produções sejam compartilhadas e o trabalhado dos envolvidos seja valorizado.
- Vídeo integrado ao processo de avaliação dos alunos, do professor e do próprio processo de ensino-aprendizagem;
- Televisão-espelho: para análise do grupo, dos papéis desempenhados por cada um e do seus desempenho no processo.
Algumas dinâmicas de análise:
- Vídeodramatização: 1. representar situações relevantes do vídeo assistido e discutí-las comparativamente. Usar a representação e o teatro como meio de expressão do que o vídeo mostrou; 2. Adaptar o vídeo ao grupo; 3: contar por escrito ou de forma audiovisual.
- Completar o vídeo: Exibi-se um vídeo até um determinado ponto; os alunos desenvolvem, em grupo, um final próprio e justificam o porquê da escolha; exibi-se o final do vídeo; comparam-se os finais propostos; o professor também manifesta sua opinião.
- Comparar versões: comparar pontos de convergência e divergência de narrativas, versões, adaptações de uma mesma obra para o texto escrito, para o cinema.
Livro O Pequeno Príncipe Disponível em: http://www.buscadaexcelencia.com.br/wp-content/uploads/2010/08/O_Pequeno_Pr%C3%ADncipe_Ilustrado.pdf Baixe ou leia online! |
Livro em forma de Cordel do Pequeno Príncipe. Compre agora online na: https://www.saraiva.com.br/o-pequeno-principe-em-cordel-9325446.html |
Filme O Pequeno Príncipe disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OUE_TlpuXMY Assista online! |
Ensinar e
aprender na perspectiva das novas tecnologias ainda é um grande desafio, mas alternativas para inovar é o que não faltam!
Confira mais sobre a importância dos vídeos em sala de aula em: https://www.youtube.com/watch?v=vOYV-9klV-s
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção." (Paulo Freire)
Experimente,crie!
*Maria
Carolina dos Santos Ferreira
(Graduanda do Curso de Licenciatura em
Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, Campos Ministro Petrônio
Portella, Teresina – PI)
Referências:
MORAN, J. M, MASSETO, M. T, BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000. p. 39-45
Nenhum comentário:
Postar um comentário