sexta-feira, 7 de julho de 2017

A Linguagem audiovisual na educação: propostas para utilização de vídeos



Vivemos atualmente numa sociedade globalizada e tecnológica onde as formas de comunicação, de economia, etc. estão se adaptando constantemente á “Era Digital”. Sendo assim, a educação não pode ficar alheia a essas mudanças. Os professores precisam procurar alternativas de forma a integrar as novas tecnologias de forma inovadora na educação. O uso de recursos audiovisuais é uma dessas alternativas.

O vídeo é uma ótima estratégia educativa, no entanto só a ferramenta não é o suficiente. Os professores precisam organizar um plano de aula de modo que os vídeos a serem utilizados sejam coerentes com o tema a ser trabalhado em sala de aula.
Você pode utilizar o vídeo:

·     Trabalhando em sala de aula e indicar outros vídeos relacionados para que seus alunos estudem em casa;
·      Com alunos que possuem alguma necessidade educacional especial de modo a envolvê-los fomentando sua curiosidade e atenção;
·         Os alunos podem produzir vídeos (estes podem ser compartilhados na escola ou em plataformas digitais e servir também de arquivo para as gerações futuras);
·   Você pode fazer uso de videogames (na disciplina de educação física, por exemplo) para ensinar alguns esportes;
·        Os vídeos podem servir para realizar excussões virtuais a outros lugares do país e do mundo sem sair do lugar! 



Trouxemos algumas ideias para utilização de vídeos na educação. As mesmas são algumas indicações de José Manuel Moran do primeiro capítulo do livro “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”.

·    O professor deve primeiramente começar por vídeos mais simples, ligados á realidade dos alunos para depois utilizar vídeos mais complexos;

·      Os vídeos devem sensibilizar os alunos de modo a despertar sua curiosidade e atenção. Isso fará com que os mesmos tenham até o desejo de pesquisarem mais a respeito do assunto tratado no vídeo;

·     Vídeos como ilustração pode compor cenários que sejam desconhecidos pelos alunos. No vídeo o professor pode levar ao conhecimento dos mesmos, realidades distantes como séculos passados. O filme a “Guerra do Fogo” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EGec0ng1XVY), por exemplo, é uma ótima pedida para os professores de História.
  •  Vídeo como produção:

 i) Como documentação: registro de aulas, eventos da escola, estudos, de experiências, depoimentos, entrevistas etc;
Os próprios alunos podem registrar tais momentos relevantes,  editar, apresentar tanto para os demais colegas como expor para a escola e em plataformas digitais. Para Moran (2002) "filmar é uma das experiências mais envolventes tanto para as crianças como para os adultos". 

O professor pode incentivar seus alunos a produzirem programas informativos e exibí-los para a escola de modo que essas produções sejam compartilhadas e o trabalhado dos envolvidos seja valorizado.

  • Vídeo integrado ao processo de avaliação dos alunos, do professor e do próprio processo de ensino-aprendizagem;
  • Televisão-espelho: para análise do grupo, dos papéis desempenhados por cada um e do seus desempenho no processo. 

Algumas dinâmicas de análise:

  • Vídeodramatização: 1. representar situações relevantes do vídeo assistido e discutí-las comparativamente. Usar a representação e o teatro como meio de expressão do que o vídeo mostrou; 2. Adaptar o vídeo ao grupo; 3: contar por escrito ou de forma audiovisual.


  • Completar o vídeo: Exibi-se um vídeo até um determinado ponto; os alunos desenvolvem, em grupo, um final próprio e justificam o porquê da escolha; exibi-se o final do vídeo; comparam-se os finais propostos; o professor também manifesta sua opinião. 


  • Comparar versões: comparar pontos de convergência e divergência de narrativas, versões, adaptações de uma mesma obra para o texto escrito, para o cinema. 


Livro O Pequeno Príncipe
Disponível em: http://www.buscadaexcelencia.com.br/wp-content/uploads/2010/08/O_Pequeno_Pr%C3%ADncipe_Ilustrado.pdf
Baixe ou leia online!

Livro em forma de Cordel do Pequeno Príncipe. Compre agora online na: https://www.saraiva.com.br/o-pequeno-principe-em-cordel-9325446.html

Filme O Pequeno Príncipe disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OUE_TlpuXMY
Assista online!


Ensinar e aprender na perspectiva das novas tecnologias ainda é um grande desafio, mas alternativas para inovar é o que não faltam! 

Confira mais sobre a importância dos vídeos em sala de aula em: https://www.youtube.com/watch?v=vOYV-9klV-s






"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção." (Paulo Freire)


Experimente,crie!
*Maria Carolina dos Santos Ferreira
(Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, Campos Ministro Petrônio Portella, Teresina – PI)




Referências: 

MORAN, J. M, MASSETO, M. T, BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000. p. 39-45

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