Viajando pela imaginação
Que
importância tem a história para uma criança? A “historinha” tem alguma
importância na vida das crianças? É um caso a se pensar... como uma história
pode mudar os conceitos de uma criança?
Segundo
Bettelheim (2011), os contos de fadas e as histórias infantis, causam um grande
impacto no público infantil, porque este se identifica com os personagens, nos
seus medos, desejos, anseios e superações. Através deles, as crianças percebem
a existência do bem e do mal, de que as dificuldades da vida são inerentes ao
ser humano, mas que é preciso tomar uma posição de coragem diante delas para
que se possa vence-las.
Você
deve estar se perguntando: os contos de fadas e histórias infantis fazem tudo
isso? A resposta é: SIIM!!! É através das histórias que a criança se
identifica como um ser pertencente do mundo que a rodeia.
Portanto,
é de vital importância que pais, professores, profissionais da educação se
atentem para a contação de histórias, que é um recurso didático valiosíssimo no
processo de formação de crianças leitoras. Quando gera-se uma criança leitora, tem-se um
bom leitor a vida inteira.
Segundo
o site g1: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/numero-de-leitores-caiu-91-no-pais-em-quatro-anos-segundo-pesquisa.html
o número de leitores brasileiros tem caído drasticamente nos últimos anos. O site traz dados da pesquisa Retratos da
Leitura no Brasil, revelou que o número de 95, 6 milhões de leitores registrado
em 2007, caiu para 88, 2 milhões em 2012, e isso deve-se ao fato de as pessoas
trocarem os livros pela TV ou pela internet. Segundo a mesma pesquisa a
percentagem de pessoas que leem por prazer varia entre 40% e 47%, os
outro leem apenas por obrigação escolar ou profissional.
Mas
o que aconteceu? Porque as pessoas trocaram o livro pela TV e internet?
Em primeiro
lugar, não há exemplo nos espaços sociais. Já diz o ditado: “a palavra
convence, mas o testemunho arrasta.” Se a criança não se depara com pais leitores
ou com uma escola que o incentive a ler, ela não irá encontrar motivação para
tal. Outro problema é que com o advento
das novas tecnologias, os pais estão cada vez mais sem tempo e a internet e TV
tornaram meios rápidos e práticos para entreter as crianças. Consequência disto:
crescem adultos alienados, imaturos e que não pensam sobre si e sobre o mundo,
pois não aprenderam a ter criticidade.
É
necessário que além do incentivo dos pais a própria escola desenvolva projetos
que incentivem a leitura dos seus alunos, a contação de histórias é um ótimo
método. Ao invés de contar a história “limpa e seca”, porque não criar um
cenário? Porque não fazer uma caixa mágica onde a própria criança possa se transportar
para a história e criar um novo final? Os professores podem e devem abusar da
sua criatividade para interpretar os personagens, pode dispor também de
elementos lúdicos como ursinhos, fantoches, instrumentos musicais, para prender
a atenção do público. Veja só os exemplos abaixo:
Viu
só que legal? Quantas ideias! Vamos
juntos com os nossos pequenos dar asas a imaginação? Eu garanto: você não vai
se arrepender!!!
Adna
Lusane Nunes Ferreira.
REFERÊNCIAS:
BETTELHEIM,
Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas.
21 º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Fotos: FERREIRA, 2017.
Fotos: FERREIRA, 2017.
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