sexta-feira, 7 de julho de 2017


Viajando pela imaginação


Que importância tem a história para uma criança? A “historinha” tem alguma importância na vida das crianças? É um caso a se pensar... como uma história pode mudar os conceitos de uma criança?
Segundo Bettelheim (2011), os contos de fadas e as histórias infantis, causam um grande impacto no público infantil, porque este se identifica com os personagens, nos seus medos, desejos, anseios e superações. Através deles, as crianças percebem a existência do bem e do mal, de que as dificuldades da vida são inerentes ao ser humano, mas que é preciso tomar uma posição de coragem diante delas para que se possa vence-las.
Você deve estar se perguntando: os contos de fadas e histórias infantis fazem tudo isso? A resposta é: SIIM!!!  É através das histórias que a criança se identifica como um ser pertencente do mundo que a rodeia.
Portanto, é de vital importância que pais, professores, profissionais da educação se atentem para a contação de histórias, que é um recurso didático valiosíssimo no processo de formação de crianças leitoras.  Quando gera-se uma criança leitora, tem-se um bom leitor a vida inteira.
Segundo o site g1: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/numero-de-leitores-caiu-91-no-pais-em-quatro-anos-segundo-pesquisa.html o número de leitores brasileiros tem caído drasticamente nos últimos anos.  O site traz dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, revelou que o número de 95, 6 milhões de leitores registrado em 2007, caiu para 88, 2 milhões em 2012, e isso deve-se ao fato de as pessoas trocarem os livros pela TV ou pela internet. Segundo a mesma pesquisa a percentagem de pessoas que leem por prazer varia entre 40% e 47%, os outro leem apenas por obrigação escolar ou profissional.





Mas o que aconteceu? Porque as pessoas trocaram o livro pela TV e internet?

Em primeiro lugar, não há exemplo nos espaços sociais. Já diz o ditado: “a palavra convence, mas o testemunho arrasta.” Se a criança não se depara com pais leitores ou com uma escola que o incentive a ler, ela não irá encontrar motivação para tal.  Outro problema é que com o advento das novas tecnologias, os pais estão cada vez mais sem tempo e a internet e TV tornaram meios rápidos e práticos para entreter as crianças. Consequência disto: crescem adultos alienados, imaturos e que não pensam sobre si e sobre o mundo, pois não aprenderam a ter criticidade.
É necessário que além do incentivo dos pais a própria escola desenvolva projetos que incentivem a leitura dos seus alunos, a contação de histórias é um ótimo método. Ao invés de contar a história “limpa e seca”, porque não criar um cenário? Porque não fazer uma caixa mágica onde a própria criança possa se transportar para a história e criar um novo final? Os professores podem e devem abusar da sua criatividade para interpretar os personagens, pode dispor também de elementos lúdicos como ursinhos, fantoches, instrumentos musicais, para prender a atenção do público. Veja só os exemplos abaixo:



                         

    
                                            

                                            

Viu só que legal?  Quantas ideias! Vamos juntos com os nossos pequenos dar asas a imaginação? Eu garanto: você não vai se arrepender!!!
Adna Lusane Nunes Ferreira.

REFERÊNCIAS:

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. 21 º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Fotos: FERREIRA, 2017.



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