quinta-feira, 6 de julho de 2017

O USO ADEQUADO DA VOZ COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO

A voz é considerada um dos mais eficazes meios de interação humana e é uma das principais ferramentas de trabalho dos professores.
Nossa voz, além de explicitar nossas ideias em palavras e frases, também revela impressões e intenções pessoais, a partir do timbre, volume e modo de emissão.
Você conhece seu aparelho fonador? Sabia que para a produção de sons que emitimos precisamos dos nossos órgãos respiratórios que produzem a corrente de ar necessária à fonação. Pois, muito ar resulta muito vibração e menos ar é menos vibração, contudo a respiração é a base para uma boa voz.
Mas,você caro leitor já se viu em situações em que a voz já ''falhou''? Conhece alguém que abandonou a profissão por conta da voz?. Se você se familiarizou com essas questões, isso coloca em risco a qualidade vocal e a sua atuação profissional.
                           
A rotina diária de trabalho, de seis a oito horas falando sem parar, pode causar problemas que precisam ser levados em consideração, como calos nas cordas vocais, perda da intensidade da voz, rouquidão, ensurdecimento, cansaço e fadiga, etc.  Aprender as técnicas vocais adequadas é importante, pois segundo especialistas, uma prática vocal correta não prejudica a voz, pelo contrário, torna os músculos do aparelho vocal mais fortalecidos.
Com base nisso, Seguem algumas dicas de cuidados orientadas pelo Jackson, estudante do Curso de Música-UFPI, fáceis de aplicar no dia a dia e que podem, inclusive, serem inseridos nas atividades com os alunos, promovendo maior interação e respeito à profissão docente.
  • Oficina Realizada por Jackson, sobre o uso adequado da voz na Disciplina de Recursos Didáticos e Tecnológicos.

Foto: HORTÊNCIA, 2017

''Existe três tipos de respiração''
  1. Abdominal;
  2. Diafragmática;
  3. Intercostal Diafragmática (considerada a essencial).  


Foto: HORTÊNCIA, 2017

''Mãos abaixo do peito, respire! Sinta o movimento do diafragma...''
                         
Foto: HORTÊNCIA, 2017

''Abaixe os abraços até onde conseguir,
em seguida, respire, sentido o diafragma...''
*OBS: Os exercícios são de primeira percepção de como o corpo está sendo preparado, portanto devem ser realizados de modos alternados com tempos de 3min a 5min por dia. 


  • Preparando o Corpo e a Voz
    • Aquecimento Corporal
    • Aquecimento Vocal
    • Rotina de Vocalizações
    • Diccão
    • Técnica Vocal
    • Projeção Vocal
    • Desaquecimento Vocal                                                                                  

               '' São técnicas que recuperam, fortalecem e mantém   a                                                           voz em harmonia com a fala.''


Foto: HORTÊNCIA, 2017

'' Técnica do huummm''  Abra a boca, eleve parte da língua até o céu da boca e deixe o som sair nasal, movimento o diafragma ( movimento involuntário).  Serve para melhorar o tom da voz, sem precisar se desgastar com gritos em sala.
  • ''Técnica do Cachorro com sede'' 
Coloque a língua para fora (como se tivesse bem cansado/a) flexione a coluna para baixo, e respire sentido o diafragma.
  • ''Técnica do Cachorro latindo''
Faça ruídos com a voz assim como um cachorro ''aun aun aun'' de modo lento, sem forçar a garganta, e ao mesmo tempo respirando profundamente.

  • ''Técnica do Enchimento de Pneu''
Faça de conta de que esteja com uma bomba na mãos,  e com os braços flexionados faça o movimento de cima para baixo, fazendo com a boca'' shiiiii'' inicie lento, aumente o ritmo e vai alternando conforme seu ritmo.  


GOOGLE IMAGENS
Durante a atividade vocal, deve-se beber alguns goles de água para umidificar a garganta (a água não passa pelas pregas vocais). Como é preciso evitar choque térmico, a água ingerida durante as atividades deve estar em temperatura ambiente.
  • Em vista do que foi apresentado, vale ressaltar a importância das realizações dessas técnicas na rotina de quem usa a voz como um recurso metodológico frequentemente, pois como educadores é preciso sermos e termos vozes. Vozes que cria, vozes que liberta, vozes que desloca, vozes sensíveis a escuta. Que sejamos Vozes e não um Eco.


Ana Marice Lins
Graduanda do Curso Licenciatura em Pedagogia-UFPI. 4º Período.


REFERÊNCIAS
http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/voz-professor.htm. Acessado em 07/07/2017 ás 22:00hs.

https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi&ei=KfxeWdD2OMbx-AHs8JXABg&ved=0EKouCBYoAQ. Acessado em 07/07/ 2017 ás 22:30hs. 

Um comentário:

  1. Essa última oficina deixou a experiência do quanto nossa voz pode ser utilizada como um recurso didático. Nós como futuros professores temos a "fala" como ferramenta de trabalho, logo precisamos nos pautar sobre a sua utilização adequada. Através dos exercícios apresentados podemos exercitar a respiração e fazer da fala a nossa aliada e não uma vilã!

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