Brasil Escola |
O
momento da oficina de contação de história na disciplina de Recursos Didáticos
e Tecnológicos foi de extrema importância e aprendizado, porque permitiu aos
alunos desenvolver a imaginação, a criatividade, o trabalho em grupo, bem como
o uso das expressões oral e corporal, proporcionando novas experiências que
posteriormente poderão ser trabalhadas em sala de aula por nós futuros
professores.
Nessa
perspectiva de construção do ensino no âmbito escolar através de técnicas e
jogos teatrais, reside uma das estratégias de ensino mais eficaz e
significativa, trata se da Dramatização, ela garante, através de técnicas adequadas,
a integração, a socialização, a manutenção da cultura, o exercício da linguagem
oral e corporal dos alunos, melhorando o ensino-aprendizagem dos mesmos e
revelando potencialidades e habilidades muitas vezes escondidas. A arte
dramática conduz o aprendiz a um mundo de possibilidades, pois ela trabalha um
conjunto de elementos que influenciam na construção do ensino.
Pra gente Miúda |
A
Dramatização é capaz de fazer as pessoas adquirirem um novo olhar, recriando e
reinventando as temáticas que permeiam o mundo e o cotidiano escolar, assim
abrem-se portas para novas descobertas, novos desafios, novos caminhos. Alunos
e professores podem trazer de fora para dentro da escola ou vice-versa as
experiências capazes das mais significativas mudanças e o melhoramento dos
comportamentos sociais inadequados que dizem respeito ao processo educativo.
Viola
Spolin e Olga Reverbel, são sugestões de leitura que tratam de jogos teatrais
na escola, em sala de aula. Grandes pesquisadoras do assunto, contribuíram para
que os educadores trabalhassem a dramatização com seus alunos.
Regia Lucia Santos Araujo
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia-4º periodo-UFPI
https://www.youtube.com/watch?v=IHcpIonbMwU
Referências:
www.revistas.usp.br> acesso em 06/07/2017 às 14:35
Referências:
www.revistas.usp.br> acesso em 06/07/2017 às 14:35
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