O modelo educacional que ainda vigora na
prática docente de alguns professores funcionou bem para os parâmetros da Era
Industrial, com suas salas de aulas organizadas por faixa etária e nível de
conhecimento, rigidez e principalmente caracterizada pelo professor reconhecido
como o detentor da informação e responsável pela transmissão dos conteúdos.
Atualmente com o avanço acelerado da
tecnologia o acesso à informação tem sido facilitado. Trazendo para a educação
Moran (2010) cita que “A aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez
menos do professor” com essa afirmação fica claro que o papel do professor
aumenta, visto que ele passa a ser o mediador entre o conhecimento e o aluno.
Ou seja, o professor será responsável por filtrar as informações que realmente
importam para o desenvolvimento do aluno.
Com essa “nova função” para o professor deve
se pensar em um novo modelo de escola, na qual não basta garantir uma boa
infraestrutura tanto na questão do espaço escolar quanto nos equipamentos contidos
nesse espaço. O aspecto mais importante será a “atualização” dos professores em
relação ao saber e aos alunos, de tal modo a se desenvolver competências
necessárias à resolução de problemas do mundo real, usando a criatividade para
fazer um paralelo entre o ensino e a vida cotidiana do aluno.
Em relação ao computador inserido como
ferramenta na educação Kenski (2003) cita que “a opção pelo ensino com o
computador (...) exige alterações significativas em toda a lógica que orienta o
ensino e a ação docente em qualquer nível de escolaridade (...) o ponto
fundamental da nova lógica de ensinar (...) é a redefinição do papel do
professor”. Ou seja, não é somente
comprar os computadores e os utilizarem a luz das já engessadas metodologias,
mas, sim renovar sua pratica docente a fim de ter maior coerência com as novas
ferramentas utilizadas.
REFERÊNCIAS
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
MORAN, Jose Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica/
Jose Manuel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behrens, - Campinas,
SP: Papiros, 2010.
Cleferson Dannylo Nascimento dos Santos
Graduando do Curso Licenciatura em Pedagogia-UFPI. 4º
Período
Nenhum comentário:
Postar um comentário