sexta-feira, 7 de julho de 2017

Desafios de se educar em uma sociedade interconectada



O modelo educacional que ainda vigora na prática docente de alguns professores funcionou bem para os parâmetros da Era Industrial, com suas salas de aulas organizadas por faixa etária e nível de conhecimento, rigidez e principalmente caracterizada pelo professor reconhecido como o detentor da informação e responsável pela transmissão dos conteúdos.
Atualmente com o avanço acelerado da tecnologia o acesso à informação tem sido facilitado. Trazendo para a educação Moran (2010) cita que “A aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez menos do professor” com essa afirmação fica claro que o papel do professor aumenta, visto que ele passa a ser o mediador entre o conhecimento e o aluno. Ou seja, o professor será responsável por filtrar as informações que realmente importam para o desenvolvimento do aluno.
Com essa “nova função” para o professor deve se pensar em um novo modelo de escola, na qual não basta garantir uma boa infraestrutura tanto na questão do espaço escolar quanto nos equipamentos contidos nesse espaço. O aspecto mais importante será a “atualização” dos professores em relação ao saber e aos alunos, de tal modo a se desenvolver competências necessárias à resolução de problemas do mundo real, usando a criatividade para fazer um paralelo entre o ensino e a vida cotidiana do aluno.
Em relação ao computador inserido como ferramenta na educação Kenski (2003) cita que “a opção pelo ensino com o computador (...) exige alterações significativas em toda a lógica que orienta o ensino e a ação docente em qualquer nível de escolaridade (...) o ponto fundamental da nova lógica de ensinar (...) é a redefinição do papel do professor”. Ou seja, não  é somente comprar os computadores e os utilizarem a luz das já engessadas metodologias, mas, sim renovar sua pratica docente a fim de ter maior coerência com as novas ferramentas utilizadas.





REFERÊNCIAS 
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
MORAN, Jose Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica/ Jose Manuel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behrens, - Campinas, SP: Papiros, 2010.


Cleferson Dannylo Nascimento dos Santos 
Graduando do Curso Licenciatura em Pedagogia-UFPI. 4º Período

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    C ultura Ed U ca çã o         R eflex ã o              T  R ansforma çã o            I ntegra çã o             ...