quarta-feira, 5 de julho de 2017

RESUMO DO FILME LIÇÕES DE UM SONHO


Diante de tantas tecnologias que podem ser aliadas ao meio educacional está o filme, com ele o professor pode ministrar aula de um determinado conteúdo e posteriormente exibir um filme para que o assunto possa ser melhor internalizados por seus alunos, logo abaixo segue como sugestão o resumo de um desses filmes e o link onde quem se interessar pode acessar.





           
            Vamos falar aqui sobre o filme Lições de um Sonho, uma história baseada em fatos reais Roteiro Philipp Roth, Johanna Stuttmann, Concepção, Sebastian Grobler, Raoul Reinert, Produção Anatol Nitschke, Deutschfilm, Elenco Daniel Bruehl, Burghart Klaussner, Kathrin Von Steinburg, Justus Von Dohnányi, Axel Prahl, Jürgen Tonkel, Thomas Thieme. A história se passa na cidade alemã de Braunschwlig em 1874 quando o diretor da escola masculina Martino Katharineum , o sennhor Von Merfeld contrata o professor de inglês senhor  Koch que é formado em Oxford, só isso já seria uma façanha para a época já que seria a primeira escola a ministrar aulas de inglês na Alemanha o diretor tinha ideias de transformar o ensino tentava trabalhar políticas públicas como o Educação Popular que possibilitariam o ingresso de alunos pobres filhos de trabalhadores das fábricas nas escolas, dando assim a oportunidade e que pudessem mudar de vida, e isso não é muito bem visto pelos que detém o poder, temem que a classe trabalhadora tomem seus lugares na sociedade.
            O Professor Koch começa a lecionar no mesmo dia em que chega a cidade e se depara com uma sala de aula com alunos cheios de preconceitos, pois a sociedade daquela época era classista, tinham os que detinham o poder econômico e político e faziam de tudo para que continuassem assim, e a classe operaria, pobre, que vivia oprimida. Os outros colegas professores praticavam uma educação tradicionalista, que só reproduzia o modelo de sociedade em que viviam, tinha muitos castigos físicos, e o professor Koch que vem de uma linha de educar mais idealista progressista, fica aterrorizado com o que presencia. No começo de seu trabalho ele percebe a falta de estimulo dos alunos e muda toda sua metodologia e acaba trazendo o futebol que é um esporte desconhecido para os alemães, os alunos se envolvem no processo e acabam gostando do esporte e consequentemente aprendem a língua estrangeira, o professor com isso alcança o seu objetivo, que era de ensinar, mas também de transformar a educação estabelecida ali, fazendo por meio dos esportes as barreiras sociais desapareçam. Ele acredita na potencialidade dos alunos e procura trabalhar cada um a seu modo, com o que de melhor ele pode fazer, ele enxerga a singularidade de cada um e com o meio consegue estimular o potencial de seus alunos.
Podemos ver no filme que o professor usa todas as dimensões para conseguir uma prática pedagógica de qualidade, tem a dimensão técnica que é de certa forma quando ele percebe nos alunos a dificuldade e consegue então trabalhar de uma outra forma, tem a dimensão política pois ele sabe o que ele quer fazer do seu saber, e pra que ele quer ensinar, ele tem conhecimento de quem são seus alunos, como é a sociedade em que vive e tenta trabalhar de forma a lidar bem com todos, e a dimensão ética pois ele tem compromisso com seus alunos, com a sua profissão, sabe que precisa educar não para reproduzir algo que já está estabelecido, mas fazer com que os alunos consigam questionar o que já está posto na sociedade em que vivem, tornando-os assim alunos  questionadores.
O filme é belíssimo, e pensar que essa história realmente aconteceu nos motiva, nos dá esperança para que possamos igualmente o professor Konrad Koch na nossa prática docente conseguir mudar a vida de nossos alunos, poder contribuir para a sociedade fazendo com que possam entender que a educação transforma, e que ela pode sim ser divertida afinal só valorizamos o que gostamos de fazer.



imagens : http://www.adorocinema.com/filmes/filme-183309/fotos/detalhe/?cmediafile=21107080
Ana Cláudia Oliveira


Um comentário:

  1. Este filme mostra claramente uma mudança de paradigmas na educação. Por meio da trama mostra de forma bem clara o quanto o comportamento, atitudes e concepções de um professor pode mudar o processo de ensino.

    ResponderExcluir

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    C ultura Ed U ca çã o         R eflex ã o              T  R ansforma çã o            I ntegra çã o             ...