RESUMO DO FILME LIÇÕES DE UM SONHO
Diante de tantas tecnologias que podem ser aliadas ao meio educacional está o filme, com ele o professor pode ministrar aula de um determinado conteúdo e posteriormente exibir um filme para que o assunto possa ser melhor internalizados por seus alunos, logo abaixo segue como sugestão o resumo de um desses filmes e o link onde quem se interessar pode acessar.
Vamos falar aqui sobre o filme Lições de um Sonho, uma
história baseada em fatos reais Roteiro Philipp Roth, Johanna Stuttmann,
Concepção, Sebastian Grobler, Raoul Reinert, Produção Anatol Nitschke,
Deutschfilm, Elenco Daniel Bruehl, Burghart Klaussner, Kathrin Von Steinburg,
Justus Von Dohnányi, Axel Prahl, Jürgen Tonkel, Thomas Thieme. A história se
passa na cidade alemã de Braunschwlig em 1874 quando o diretor da escola
masculina Martino Katharineum , o sennhor Von Merfeld contrata o professor de
inglês senhor Koch que é formado em Oxford,
só isso já seria uma façanha para a época já que seria a primeira escola a
ministrar aulas de inglês na Alemanha o diretor tinha ideias de transformar o
ensino tentava trabalhar políticas públicas como o Educação Popular que
possibilitariam o ingresso de alunos pobres filhos de trabalhadores das
fábricas nas escolas, dando assim a oportunidade e que pudessem mudar de vida,
e isso não é muito bem visto pelos que detém o poder, temem que a classe
trabalhadora tomem seus lugares na sociedade.
O Professor Koch começa a lecionar no mesmo dia em que
chega a cidade e se depara com uma sala de aula com alunos cheios de
preconceitos, pois a sociedade daquela época era classista, tinham os que
detinham o poder econômico e político e faziam de tudo para que continuassem
assim, e a classe operaria, pobre, que vivia oprimida. Os outros colegas
professores praticavam uma educação tradicionalista, que só reproduzia o modelo
de sociedade em que viviam, tinha muitos castigos físicos, e o professor Koch
que vem de uma linha de educar mais idealista progressista, fica aterrorizado
com o que presencia. No começo de seu trabalho ele percebe a falta de estimulo
dos alunos e muda toda sua metodologia e acaba trazendo o futebol que é um
esporte desconhecido para os alemães, os alunos se envolvem no processo e
acabam gostando do esporte e consequentemente aprendem a língua estrangeira, o
professor com isso alcança o seu objetivo, que era de ensinar, mas também de
transformar a educação estabelecida ali, fazendo por meio dos esportes as
barreiras sociais desapareçam. Ele acredita na potencialidade dos alunos e
procura trabalhar cada um a seu modo, com o que de melhor ele pode fazer, ele
enxerga a singularidade de cada um e com o meio consegue estimular o potencial
de seus alunos.
Podemos
ver no filme que o professor usa todas as dimensões para conseguir uma prática
pedagógica de qualidade, tem a dimensão técnica que é de certa forma quando ele
percebe nos alunos a dificuldade e consegue então trabalhar de uma outra forma,
tem a dimensão política pois ele sabe o que ele quer fazer do seu saber, e pra
que ele quer ensinar, ele tem conhecimento de quem são seus alunos, como é a
sociedade em que vive e tenta trabalhar de forma a lidar bem com todos, e a
dimensão ética pois ele tem compromisso com seus alunos, com a sua profissão,
sabe que precisa educar não para reproduzir algo que já está estabelecido, mas
fazer com que os alunos consigam questionar o que já está posto na sociedade em
que vivem, tornando-os assim alunos
questionadores.
O
filme é belíssimo, e pensar que essa história realmente aconteceu nos motiva,
nos dá esperança para que possamos igualmente o professor Konrad Koch na nossa
prática docente conseguir mudar a vida de nossos alunos, poder contribuir para
a sociedade fazendo com que possam entender que a educação transforma, e que
ela pode sim ser divertida afinal só valorizamos o que gostamos de fazer.
Link do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=GxIM5Al3dWU
Ana
Cláudia Oliveira
Este filme mostra claramente uma mudança de paradigmas na educação. Por meio da trama mostra de forma bem clara o quanto o comportamento, atitudes e concepções de um professor pode mudar o processo de ensino.
ResponderExcluir