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Sabemos
que o uso de recursos tecnológicos na educação ainda é uma barreira para muitos
professores ou até mesmo para escola, esta limitação envolve diversos fatores
como falta de formação adequada dos educadores, políticas educacionais que
invistam de forma satisfatória nas escolas públicas e o pior de todos, pessoas
desmotivadas para aprender algo novo.
Ainda
há escolas e professores tradicionais, estes acreditam que o ensino só é
efetivado mediante a três recursos didáticos: livro, quadro e pincel. Mas esquecem
que esses recursos são um avanço tecnológico da sociedade e estão incluídos no
progresso da humanidade assim, usam a tecnologia a todo momento sem se dar conta. Entretanto este
fator torna-se uma barreira para o avanço da tecnologia na educação, sendo o professor
a ponte, mediador entre conhecimento e aluno este deve ser o primeiro a motivar
e incentivar o uso correto desse recurso que atinge a todos. Com isso é
importante que os alunos estejam conscientes de como utilizar esse “mundo” de
informação tão atrativo, rápido e interessante.
Todavia,
muitos educadores criticam que o uso de recursos didáticos tecnológicos na sala
de aula irá dispersar, tirar o foco dos alunos para o que consta no currículo e
precisa ser aprendido. Os mesmos não enxergam estes recursos como uma fonte de
possibilidades para tornar à aula dinâmica e satisfatória. Com isso, recursos
didáticos tecnológicos na educação para quê? Para tornar a aula dinâmica, à
aprendizagem significativa, onde o leque de possibilidades é infinito a ser trabalhado
pelo professor.
Como
consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais(1998):
Algumas
tecnologias informacionais, como livros, jornais e revistas já fazem parte da
escola há muito tempo. Mas para grande maioria das escolas brasileiras os meios
eletrônicos de comunicação e informação ainda constituem-se como “novidades”,
embora socialmente sejam instrumentos bastante conhecidos e utilizados(exceção
feita ao computador, que ainda é algo novo para muitas pessoas).
Assim,
nós como educadores em formação e os já formados possuímos um leque de
possibilidades para tornar a aula dinâmica, atraente e motivadora. Com isso,
está listado abaixo alguns dos recursos que podemos utilizar e algumas dicas de
atividades:
1-A televisão;
2-A câmera fotográfica;
3-O rádio;
4-O gravador;
5-O computador.
1- O
professor pode passar um filme para turma, elaborar questões com base no que
foi assistido;
1.1- Passar um filme e posteriormente pedir para
que formem dublas e encenem alguma parte do filme e relacionem com o assunto a
ser trabalhado em sala de aula;
1.2- O
professor pode também passar um filme e pedir que eles criem seu próprio final;
1.3- Pedir que a classe elabore noticiários,
debates ,etc.
2- Após
formar grupos, o professor pode pedir para que sejam repórter por um dia e
fotografem os problemas da escola e que digam como esses problemas podem ser
melhorados ou evitados e, quem são os culpados da escola está assim;
2.1-
Ao contrário do primeiro, fotografar o que a escola tem de bom com a mesma
finalidade do anterior;
2.2-
Criar exposição com fotos autorias dos alunos sobre o seu bairro, deixando os
alunos livres para fotografar imagens que tenham valor para eles, mas que cada
imagem tenha uma história, boa ou ruim;
3-
O professor pode trazer músicas locais e culturais de acordo com o assunto
trabalhado em sala de aula.(a música é bem interessante para ser trabalhada na
educação infantil com as séries iniciais);
4-Com
o gravador o professor pode pedir que turma forme grupos e façam pesquisas de
acordo com o tema proposto para aula. Gravem essas entrevistas e transcrevam o
que foi coletado na pesquisa e relacionem com o assunto. Incentivando a escrita
e reflexão dos alunos;
5-O
professor dar um assunto para turma e pede para que cada criança ou dupla
pesquise sobre o assunto livremente, posteriormente ele analisa em qual site
foi pesquisado e como ocorreu essa pesquisa e por fim, auxilia no manuseio,
indicando os melhores sites e como é feita esta pesquisa;
5.1-
Trabalhar com o Power Point utilizando as formas geométricas e as cores.
São diversas
atividades que podem ser realizadas com os recursos tecnológicos, principalmente
com o computador. Cabe ressaltar que os exercícios devem ser trabalhados de
acordo com a série, realidade dos alunos e do bairro em que a escola está
inserida.
Estas foram minhas
dicas, espero ter ajudado!
Wendy Corlate
Discente do
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí-
UFPI, 4° período.
Para aprofundar o assunto:
Conferência
proferida pelo Prof. Dr. José Manuel Moran (USP) durante o 5º Simpósio
Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação
com Tecnologias. UFPE/Recife. Novembro de 2013. Publicado em 11 de jan de 2014.
Artigo:
Livro: A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (José Manuel Moran)
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