sexta-feira, 7 de julho de 2017

CONHECENDO O TDAH


Em sala de aula, nós como educadores ou futuros educadores podemos nos deparar com alunos inquietos, desatentos, impulsivos e hiperativos, e logo após receber a notícia que esse aluno foi diagnosticado com TDAH. Logo vem em mente a pergunta:

O QUE É TDAH?

Fonte: Google imagens

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TDAH trata-se de Transtorno neurobiológico caracterizado pela presença de quadros inapropriados de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem ser dos tipos desatento, hiperativo-impulsivo e tipo combinado. Seus principais sintomas são:
  • No comportamento: agressão, excitabilidade, hiperatividade, impulsividade, inquietação, irritabilidade ou falta de moderação;
  • Na cognição: dificuldade de concentração, esquecimento ou falta de atenção;
  • No humor: ansiedade, excitação ou raiva;
  • Também pode acarretar depressão ou dificuldade de aprendizagem. 
O diagnóstico é realizado APENAS por profissionais da área de psicologia, psiquiatria, neuropediatra e deve seguir os critérios diante da presença de sintomas em intensidade significativa e o contexto do aparecimento e manifestação desses sintomas.
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Após o diagnostico, esse profissional vai propor um tratamento de tipo multimodal, pois é provável que essa criança necessite de uma combinação de medicamentos, orientação dos pais e professores, além de técnicas específicas que devem ser ensinadas. A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento.
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A ajuda dos pais e professores é essencial nesse tratamento. Os pais devem distinguir problemas resultantes de incapacidades e problemas resultantes de desobediência, além de mostrar para a criança o que deve ser feito e o comportamento adequado deve ser estimulado e reforçado.
A escola tem um papel crucial nesse tratamento, pois deve desenvolver estratégias que propicie aos alunos com TDAH uma sala de aula organizada e estruturada, com carteiras separadas e regras claras, além da valorização a utilização de elogios, propondo também um ambiente acolhedor. Além disso, deverá propor sempre reuniões com os pais para facilitar o acompanhamento dessa criança.

E QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSE DIAGNOSTICO?
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O professor é um dos principais agentes do tratamento, pois pode desenvolver estratégias em sala de aula que possibilite ao aluno com TDAH uma aprendizagem significativa.  Nesse caso, o professor poderá esta utilizando as seguintes estratégias:
  • Propor aulas claras, com detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, possibilitando uma melhor organização;
  • Estabelecer regras e limites de forma clara e objetiva;
  • Ter um contato próximo com seu aluno, fazendo sempre uso do contato visual;
  • Utilizar de metodologias atrativas que despertem a atenção desses alunos;
  • Estimular a utilização de atividades práticas em sala, como jogos;
  • Saber escutar e ter bastante paciência com as mensagens que essas crianças querem transmitir e sua maneira de conduzir as atividades;
  • Elogiar e aceitar o esforço dessa criança;
  • Possuir uma “rede de apoio” junto à família;
  • Deixar a criança próxima de colegas que não desviem sua atenção e que possam a servir como exemplo;
  • Dá orientações claras e objetivas;
  • Fornecer um ambiente motivador, atraente e significativo;
  • Esclarecer de maneira clara as rotinas de trabalho a serem realizadas;
  • Reforçar comportamentos positivos;
  • Chamar sua atenção de forma prudente e calma quando praticar algum comportamento indesejado;
  • Acostumá-la a revisar e checar trabalhos e provas para observar e corrigir erros cometidos.

Proposta de atividade prática

O jogo da Corrente:
  •  Seguindo a ordem que as crianças sentam, pede-se a primeira criança que diga uma palavra. Logo em seguida, o colega que está ao seu lado deve dizer uma palavra que comece com a última letra da palavra dita pelo colega anterior (ex. Aluno 1 fala a palavra ESCOLA, o aluno 2 deverá falar uma palavra que comece com a letra A, a última letra da palavra ESCOLA) e assim sucessivamente. Quando alguém errar de maneira equivocada ou repetir uma palavra já dita, deverá pagar uma prenda.
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  • Por meio dessa atividade,  o professor pode estar trabalhando a atenção dos alunos com TDAH. 



Para verificar mais informações acerca da temática deixo a disposição o site:

REFERÊNCIAS:

GOMES, Ana Maria Salgado; TERAN, Nova Espinosa. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. São Paulo: Cultural S/A, 2009.

TOLEDO MM . Transtorno e Déficit de Atenção/Hiperatividade. In: Sylvia Maria Ciasca. (Org.). Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. 1, p. 186-201.



Thaís de Carvalho Oliveira.
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia - 4° período - UFPI. 


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