quinta-feira, 6 de julho de 2017

Compreendendo os mapas conceituais.


Os mapas conceituais são ótimas ferramentas de ensino, que podem ajudar na aprendizagem significativa do aluno, podendo ser utilizado como: estratégia de estudo, estratégia de apresentação de temas curriculares, instrumentos para avaliação de aprendizagem escolar e pesquisas educacionais.



ORIGEM

A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 nos Estados Unidos pelo pesquisador e educador Joseph Novak.

Novak define mapa conceitual como uma ferramenta administrativa, para organizar e representar o conhecimento, de forma geral, sendo basicamente um aperfeiçoamento do conhecido organograma que é gráfico da estrutura hierárquica de uma organização social complexa, que representa simultaneamente os diferentes elementos do grupo e as suas ligações, somente que, bastante, e muito detalhado, com fins de ser utilizado em trabalho.

Tem sua fundamentação na Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel, nesse tipo de aprendizagem o conhecimento prévio serve como base pra a nova informação adquirida ou seja existe uma interação entre os dois conhecimentos em que ambos se modificam.

O QUE É MAPA CONCEITUAL ?

O mapa conceitual nada mais é do que  uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado e simplificado, sendo uma ferramenta de estudo e aprendizagem, o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo que vai auxiliar na compreensão do individuo que analisa.

Pela norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes até os mais específicos.  


https://static.significados.com.br/foto/mapa-conceitual-exemplo_bg.jpg



COMO FAZER MAPA CONCEITUAL.


Para fazer uma mapa conceitual é preciso que o idealizador já tenha um conhecimento sobre o assunto que ira ser abordado , e depois  escolher estruturação que este terá, como “teia de aranha”, ou como um fluxograma, por exemplo, as frases de ligação devem conter verbos conjugados de acordo com o sentido que quer se dar.


MAPA CONCEITUAL HIERARQUIZADO 






 É utilizado quando o individuo procura ter uma melhor visualização sobre a ordem cronológica de um processo ou ideia, assim como classificar os diferentes graus de importância.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYlss2L8g1K1LEuhNMcHjGH_U9CSUzgPNAa5vrLIfFBZFIcJW841aBc7DfycEStCLweJ8iOwxrN-uVyisu1Sgxn1y1vST8lWxyl4ixbLTj7ban5g5QAFlV02bueT3sxlqVTgso81kjeGfW/s1600/mapalena2.jpg



MAPA CONCEITUAL TEIA DE ARANHA 



É muito útil para visualizar a ramificação de ideias ou de  assuntos que possuem uma amplitude maior. Sendo possível assim identificar os  sub-temas presentes em cada tópico e explora-los em diversas camadas.


MAPA CONCEITUAL DE FLUXOGRAMA


Neste tipo de mapa consegui-se ter uma visão geral de todas as alternativas e as suas possíveis consequências, traçando o melhor modo de chegar à conclusão e é utilizado para mostra o passo a passo de  certo procedimento.

Você pode criar um mapa conceitual no Word ou Paint (como mostrado nos videos abaixo) ou utilizando programas especifico para isso como , CampTools que é um dos mais utilizados.





Para os professores os mapas conceituais podem constituir em um poderoso auxilio em tarefas diárias.


Para maior aprofundamento sobre os mapas conceituais acesse os links abaixo :




Referencias 







Lara Hortência da Cruz Barros 
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia-4º período-UFPI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    C ultura Ed U ca çã o         R eflex ã o              T  R ansforma çã o            I ntegra çã o             ...