Os mapas conceituais são ótimas ferramentas de ensino, que podem ajudar na aprendizagem significativa do aluno, podendo ser utilizado como: estratégia de estudo, estratégia de apresentação de temas curriculares, instrumentos para avaliação de aprendizagem escolar e pesquisas educacionais.
ORIGEM
A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 nos Estados Unidos pelo pesquisador e educador Joseph Novak.
Novak define mapa conceitual como uma ferramenta
administrativa, para organizar e representar o conhecimento, de forma geral,
sendo basicamente um aperfeiçoamento do conhecido organograma que é gráfico da estrutura hierárquica de uma organização social
complexa, que representa simultaneamente os diferentes elementos do grupo e as
suas ligações, somente que,
bastante, e muito detalhado, com fins de ser utilizado em trabalho.
Tem sua fundamentação na Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel, nesse tipo de aprendizagem o conhecimento prévio serve como base pra a nova informação adquirida ou seja existe uma interação entre os dois conhecimentos em que ambos se modificam.
MAPA CONCEITUAL TEIA DE ARANHA
MAPA CONCEITUAL DE FLUXOGRAMA
Neste tipo de mapa consegui-se ter uma visão geral de todas as alternativas e as suas possíveis consequências, traçando o
melhor modo de chegar à conclusão e é utilizado para mostra o passo a passo de certo procedimento.
Tem sua fundamentação na Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel, nesse tipo de aprendizagem o conhecimento prévio serve como base pra a nova informação adquirida ou seja existe uma interação entre os dois conhecimentos em que ambos se modificam.
O QUE É MAPA CONCEITUAL ?
O mapa conceitual nada mais é do que uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias,
conceitos e informações de modo esquematizado e simplificado, sendo uma ferramenta de estudo e aprendizagem, o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo que vai auxiliar na compreensão do individuo que analisa.
Pela norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes até os mais específicos.
https://static.significados.com.br/foto/mapa-conceitual-exemplo_bg.jpg
COMO FAZER MAPA CONCEITUAL.
Para fazer uma mapa conceitual é preciso que o idealizador já tenha um conhecimento sobre o assunto que ira ser abordado , e depois escolher estruturação que este terá, como “teia de aranha”, ou como um fluxograma, por exemplo, as frases de ligação devem conter verbos conjugados de acordo com o sentido que quer se dar.
MAPA CONCEITUAL HIERARQUIZADO
É utilizado quando o individuo procura ter uma melhor visualização
sobre a ordem cronológica de um processo ou ideia, assim como classificar os diferentes
graus de importância.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYlss2L8g1K1LEuhNMcHjGH_U9CSUzgPNAa5vrLIfFBZFIcJW841aBc7DfycEStCLweJ8iOwxrN-uVyisu1Sgxn1y1vST8lWxyl4ixbLTj7ban5g5QAFlV02bueT3sxlqVTgso81kjeGfW/s1600/mapalena2.jpg
É muito útil para visualizar a ramificação de ideias ou de assuntos que possuem uma amplitude maior. Sendo possível assim identificar os sub-temas presentes
em cada tópico e explora-los em diversas camadas.
Você pode criar um mapa conceitual no Word ou Paint (como mostrado nos videos abaixo) ou utilizando programas especifico para isso como , CampTools que é um dos mais utilizados.
Para os professores os mapas conceituais podem constituir em um poderoso auxilio em tarefas diárias.
Para maior aprofundamento sobre os mapas conceituais acesse os links abaixo :
Referencias
Lara Hortência da Cruz Barros
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia-4º período-UFPI
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