OBJUVE: OBSERVATÓRIO DE JUVENTUDES, CULTURA DE
PAZ E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Quem
Somos
O Observatório de Juventudes e Violências na Escola-
OBJUVE é um núcleo de pesquisa que visa o diálogo entre o cotidiano da educação
praticada no âmbito da região de abrangência da Universidade Federal do Piauí e
a produção acadêmica, de modo a dinamizar a reflexão das temáticas: Educação,
Juventudes, Sexualidade, Corpos, Cultura de Paz e Subjetividades, e uma
pluralidade de temas que habita as (des) construções discursivas envolta da
Educação. O grupo acolhe a diversidade e
reúne pesquisadores em diferentes níveis de formação, da iniciação científica à
pós-graduação. Desenvolvem também projetos de extensão e oficinas pedagógicas
tendo a pesquisa como princípio educativo.
O conceito de "Observatório" passa pela
concepção de núcleo de pesquisa potencializando a investigação, a socialização
da informação e do conhecimento. O compartilhamento das tecnologias relativas à
sua constituição e ao seu próprio conceito é uma premissa a ser conquistada ao longo
do processo de investigação, de experiências e de consolidação das ações
projetadas.
Os observatórios são constituídos em função de
problemáticas específicas que visam a determinados fins, variando consoante aos
contextos em que são desenvolvidos e que determinam as suas finalidades. Envolvendo:
o trabalho coletivo, múltiplos olhares para a realidade e a sistematização de
conhecimentos.
É nesta concepção que o Observatório de Juventudes e
Violências na Escola foi criado, com pretensões de vir a ser um espaço de
cooperação e transformação.
Constituir um espaço transdisciplinar de interação
com base na investigação social que promova a formação de recursos humanos, a
produção e sistematização de conhecimentos na área da educação com foco nos
processos educativos, culturais e políticos das juventudes que compõem os
espaços da Universidade Federal do Piauí. Isso significa também acreditar na
construção de processo do ensino e aprendizagem, buscando formas libertadoras
no modo de fazer o ‘’aprender’’.
Oficinas Realizadas pelo Observatório
Corpo e Movimento na Educação
(Roberto Freitas)
Foto: LINS,2017
Foto: LINS, 2017
Foto: LINS, 2017
' 'Quantos corpos cada corpo adolescente carrega dentro de si?''
''Quanto pode o corpo?''
''Como pensar novas maneiras de problematizar o corpo?''
''Como identificar problemas que atravessam e mobilizam o corpo?''
Cabelo Crespo e Estética Negra na Educação
(Kácio Santos e Ilanna Batista)
Foto: LINS, 2017
Foto: LINS, 2017
Foto: LINS,2017
''Quuer é tudo isso: é estranho, raro, esquisito.''
Tudo isso permite dizer, como faz Judith Butlher, que os discursos ''habitam corpos'', que ''eles se acomodam em corpos.''
Juventudes (Des)orbitando o Gênero
na Educação
(Samara Layse, Dolores Vieira,
Valdênia Sampaio, Vicelma Sousa)
Stand: Maria-José / Foto: LINS,2017 |
''Maria! José! O gênero pode ser como quiser...''
Belíssimo trabalho! Pelas fotos e pela descrição pude perceber que o Observatório é de fato um espaço interdisciplinar. Por meio dele os alunos vivenciam experiências e possuem a liberdade de criar.
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