quarta-feira, 5 de julho de 2017

Uma análise da realidade educacional de jovens infratores, tendo como base reflexiva o filme Escritores da Liberdade.



Mediante uma cultura a partir do meio onde o conhecimento se dá através de métodos memorísticos reprodutivo da aprendizagem, vê-se calar vozes e silenciar talentos reflexivos. A partir da trajetória do filme Escritores da Liberdade uma professora faz de alunos vindos de reformatórios e gangues, considerados pela população como delinquentes, inclusive pelos professores daquela escola, por tanto eles não aprendem, por causa do meio violento e agressivo do qual vieram, ela a professora, os transforma em futuros escritores, numa perspectiva de acreditar na mudança, inserindo neles conteúdos condizentes com suas realidades, sem deixar de lado a proposta de introduzir cultura nesses alunos, apostando e mostrando a eles que suas realidades não precisa continuar a mesma uma vez que ela se preocupa com suas vidas e condições.
Oportunizando à esses jovens propostas de aprendizado, gerando um ambiente familiar na escola, um porto seguro, como cita uma das alunas, onde eles podem sentir-se em casa. Mergulhando no processo de aprendizado de forma prazerosa, já que é necessário envolver-se com a atividade do aprender de forma participativa e reflexiva envolvendo sentimentos, pois para aproximar-se do conhecimento é necessário amá-lo.Fazendo-se preciso o envolvimento para se obter um sentido no processo do aprender.
Ao se mostra sensível aos assuntos pessoais de cada um, a professora  mostra a eles que se importa com suas trajetórias de vida. Por terem chegado a um reformatório ou a ser membro integrante de uma gangue, não por escolha, mas por condição que a vida lhes oferecia até então. E que suas vidas podem seguir outro curso na medida em que o conhecimento se faz presente para eles. Mostrando a eles que a escola pode sim ser um ambiente agradável, acolhedor, como apaixonar-se por alguém, onde todos os dias se senti a vontade de ver a pessoa amada. Do mesmo modo se a escola for um ambiente familiar que represente segurança, com certeza eles irão querer ir todos os dias visitar a pessoa amada, a escola.
Se essa relação for mantida com a escola, de ambiente agradável. De não ver a hora de ir à escola , pois a professora criou com os alunos aquela relação de afetividade por se sentirem bem, amados, compreendidos, ouvidos. Sendo levado em conta suas realidades, buscando explorar o aprendizado de cada um dentro da realidade de onde cada um deles veio. Relacionando aspectos de suas vidas com os aspectos cognitivos, despertando neles o interesse de forma prazerosa. Pois independente de suas realidades, difíceis trajetórias sofridas, é possível serem capazes de mudá-las.


Francisca Edna Silva 

link do filme : https://www.youtube.com/watch?v=lHmw50azNzs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    C ultura Ed U ca çã o         R eflex ã o              T  R ansforma çã o            I ntegra çã o             ...