Uma
análise da realidade educacional de jovens infratores, tendo como base
reflexiva o filme Escritores da Liberdade.
Mediante uma cultura a
partir do meio onde o conhecimento se dá através de métodos memorísticos
reprodutivo da aprendizagem, vê-se calar vozes e silenciar talentos reflexivos.
A partir da trajetória do filme Escritores
da Liberdade uma professora faz de alunos vindos de reformatórios e
gangues, considerados pela população como delinquentes, inclusive pelos
professores daquela escola, por tanto eles não aprendem, por causa do meio
violento e agressivo do qual vieram, ela a professora, os transforma em futuros
escritores, numa perspectiva de acreditar na mudança, inserindo neles conteúdos
condizentes com suas realidades, sem deixar de lado a proposta de introduzir
cultura nesses alunos, apostando e mostrando a eles que suas realidades não
precisa continuar a mesma uma vez que ela se preocupa com suas vidas e
condições.
Oportunizando à esses jovens
propostas de aprendizado, gerando um ambiente familiar na escola, um porto
seguro, como cita uma das alunas, onde eles podem sentir-se em casa.
Mergulhando no processo de aprendizado de forma prazerosa, já que é necessário
envolver-se com a atividade do aprender de forma participativa e reflexiva
envolvendo sentimentos, pois para aproximar-se do conhecimento é necessário
amá-lo.Fazendo-se preciso o envolvimento para se obter um sentido no processo
do aprender.
Ao se mostra sensível aos
assuntos pessoais de cada um, a professora
mostra a eles que se importa com suas trajetórias de vida. Por terem
chegado a um reformatório ou a ser membro integrante de uma gangue, não por
escolha, mas por condição que a vida lhes oferecia até então. E que suas vidas
podem seguir outro curso na medida em que o conhecimento se faz presente para
eles. Mostrando a eles que a escola pode sim ser um ambiente agradável,
acolhedor, como apaixonar-se por alguém, onde todos os dias se senti a vontade
de ver a pessoa amada. Do mesmo modo se a escola for um ambiente familiar que
represente segurança, com certeza eles irão querer ir todos os dias visitar a
pessoa amada, a escola.
Se essa relação for mantida
com a escola, de ambiente agradável. De não ver a hora de ir à escola , pois a
professora criou com os alunos aquela relação de afetividade por se sentirem
bem, amados, compreendidos, ouvidos. Sendo levado em conta suas realidades,
buscando explorar o aprendizado de cada um dentro da realidade de onde cada um
deles veio. Relacionando aspectos de suas vidas com os aspectos cognitivos,
despertando neles o interesse de forma prazerosa. Pois independente de suas
realidades, difíceis trajetórias sofridas, é possível serem capazes de
mudá-las.
Francisca Edna Silva
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