sábado, 8 de julho de 2017

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    Cultura
EdUcação
       Reflexão
             T Ransformação
          Integração
               Compromisso
   SUcesso 
      ELaboração
            Organização


O currículo é um significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação de conhecimentos. É uma construção social, no sentido que está diretamente ligado a um momento histórico, a uma determinada sociedade.

Fonte: Google Imagens
A disciplina de currículo e sociedade despertou para significados de grande relevância pois teve como eixo norteador a teoria em detrimento dá prática, todas as discussões e indagações realizadas em sala puderam gerar aquele "click" em que uma luz deixasse um questionamento à mostra, onde uma realidade social realmente refletisse no âmbito do currículo. Quando iniciamos uma disciplina temos conceitos já fomentados, todavia essa nova atmosfera imprime em nós um arranjo diferente, uma perspectiva em que nos apropriamos de uma perene satisfação, aquela em que nos descobrimos como desbravadores de um conhecimento infindável, que pode ser orientado de diferentes formas, que sai da caixa e ocupa um lugar livre, sem pudores, sem amarras, onde um corpo docente pode exercer a motricidade de um movimento que pulsa na dinâmica de um ensino-aprendizagem que é eficiente, que busca romper as barreiras sociais, superando as grades do fracasso, da   inaptidão.

Fonte: Google Imagens

Logo ao fim dá disciplina e depois de um árduo caminho de teoria e prática percebeu-se essa sensação de que a missão de ser professor é buscar construir a cada dia, somos inacabados e por isso devemos fomentar em nós o desejo de realizar um ensino aprendizagem que seja abrangente, que realmente contemple a realidade dá minha sala de aula, que as cadeiras e as mesas permitam um voo de conhecimentos, potencializando cada veleiro, reconhecendo cada necessidade, e dando o tempo para que o esse velejar seja uma descoberta, uma troca de experiências, onde aluno e professor tenham na ação pedagógica um alicerce, uma orientação que siga entre os contornos do tempo, sem perder claro o sentido, mas que os encontros e desencontros do saber sejam o tênue movimento que as escolas precisam, onde cada aluno possa voar ao seu modo e tenha no professor o combustível para ir cada vez mais longe.
Resultado de imagem para curriculo escolar
Fonte: Google Imagens

Diante dessa trajetória um ponto chave contorna o habitat do currículo onde, o seu conceito foi trabalhado para que pudéssemos entender realmente a sua dinamicidade. Um trabalho de campo me possibilitou mergulhar à fundo no contexto do currículo escolar, onde todas as teorias vistas em sala se depararam com a realidade prática e isso significou uma referência interessante no que toca os diferentes núcleos escolares e suas vizinhanças, pois com as apresentações dos meus amigos de sala pude constatar que o corpo docente tinha no olhar o desejo de mudança, de motivar seus alunos, de desenvolver técnicas que fossem satisfatórias para a aprendizagem. Nesse enredo para despertar o interesse dos alunos Marchesi trás:

*Uso do computador;
*Conectar o ensino com a vida dos alunos;
*Ajudá-los a experimentar o êxito;
* Criar uma cultura de participação;
* Favorecer a aprendizagem cooperativa e o apoio entre alunos;

Como experiência final reitero que diante dos estudos da disciplina de currículo e sociedade o percurso dessa temática me fez chegar a um conceito próprio, que levarei comigo em minha prática docente:

"Currículo é um instrumento de natureza educativa que através de ações pedagógicas e administrativas possibilita a articulação de elementos afim de organizar as práticas educativas dá escola. Está ligado à aspectos culturais e históricos, que permitem construir uma trajetória concreta de conhecimentos, uma viagem fecunda, um percurso inimaginável de descobertas e aprendizados." 

                                                           fonte: Arquivo Confidencial


Para maior aprofundamento sobre a temática abordada indico o vídeo abaixo:


Para maior conhecimento sobre a temática abordada indico o livro abaixo:


Este livro tem como finalidade oferecer elementos para a formação do pedagogo, tratando das teorias e políticas curriculares nacionais e de suas implicações em planos ou projetos de ensino na sala de aula. Organizada com base nos três níveis de concretização curricular, a obra permite a compreensão do grau de especificação dos componentes do currículo nas diferentes instâncias administrativas.

Por Diego Santiago
(Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela  
Universidade Federal do Piauí - UFPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    C ultura Ed U ca çã o         R eflex ã o              T  R ansforma çã o            I ntegra çã o             ...