sexta-feira, 7 de julho de 2017

DISLEXIA: ENTENDENDO UM POUCO SOBRE ESTE TRANSTORNO.

O QUE É DISLEXIA ?    

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        DIS – distúrbio.
        LEXIA – (do latim) leitura; (do      grego) linguagem
DISLEXIA – dificuldade na leitura e na escrita.
              
“ A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica.As dificuldades causadas normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem que são inesperadas em relação a idade e outras habilidades cognitivas.  ”
(Definição adotada pela IDA- Internacional Dyslexia  Association, em 2002.)
 
Sendo assim, definida como transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.   
Pesquisas realizadas em diversos países revelam que quase 4% da população mundial é disléxica.

Tipos de Dislexia

Adquirida – causada por lesão cerebral
 Evolutiva  ou em desenvolvimento – está presente desde o inicio da aprendizagem da leitura.

Subtipos

Disfonética – É a mais comum, tem como característica principal  a dificuldade de integração letra-som.
 Deseidética – Caracteriza-se pela dificuldade de descodificação de sons associados a letras.
 Visual – Deficiência na percepção visual
Auditiva – Deficiência na percepção auditiva
Mista –  combinação de mais de um tipo de dislexia.


Sintomas 
Pré-escola

 Dispersão;
 Histórico familiar ;
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 Fraco desenvolvimento da atenção;
 Atraso  do desenvolvimento da linguagem;
 Dificuldade com quebra-cabeças;
 Falta de interesse por livros impressos;

Idade Escolar

  Dificuldade na aquisição e automação da leitura e
da escrita;
  Pobre conhecimento de rima e aliteração;
  Desatenção e dispersão
 Desorganização geral;
 Confusão para nomear esquerda e direita;
   Vocabulário pobre, com sentenças curtas e 
imaturas ou sentenças longas e vagas. 

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É importante ressaltar que a criança disléxica, tem o desenvolvimento intelectual adequado para seu processo .

   

   Sintomas que, quando persistentes e combinados, podem levar à suspeita de dislexia  são:
LEITURA:

· Muitos erros na leitura em voz alta
·Leitura de letras, sílabas ou palavras é muito custosa.
·  A criança se corrige freqüentemente
·  O texto lido não é compreendido

ESCRITA:

·         Resistência e aversão à leitura
·         Evita a leitura
·         Muitos erros quando copia um texto
·         Muitos erros quando escreve livremente
·         Troca letras visualmente semelhantes (b/d )
·         Troca letras foneticamente semelhantes (m/n; t/d )
·         Deixa de escrever partes de palavras
·         Inverte a ordem das letras nas palavras
·         Textos ilegíveis
·          postura contraída, com excesso de tensão muscular ao escrever
·         dificuldade em respeitar as margens ao escrever

COMPORTAMENTO

·         Medo de ir à escola
·         Baixa auto-estima
·         Enurese (perda do controle da bexiga )
·         agressividade
·         pouca motivação
·         dificuldade de concentração
·         comportamento de chamar a atenção ( “engraçadinho”)
·         hiperatividade
·         queixas psicossomáticas (dor de barriga, ânsia de vômito, etc)


Diagnóstico Inicial

É geralmente feito por professores que estão acompanhando a criança nas fases pré- escolar.

Diagnóstico Definitivo

 Depende da avaliação de vários profissionais, como: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e neurologista.
 O diagnóstico deve ser significativo tanto para os pais e educadores quanto para  a criança.

Tratamento

 Depois de diagnosticar é preciso mapear as dificuldades da criança, a fim de fazer intervenções especificas que possam ajudar a diminuir a dificuldade da mesma.


O papel da escola
 

Buscar identificar crianças propensas a dislexia.

O professor deve estimular as habilidades das crianças a prestarem atenção aos sons de forma seletiva.

Desenvolver a capacidade de analisar as palavras em sílabas.

A escola deve adaptar - se para atender da melhor forma possível a criança disléxica.



Papel do professor


Esclarecer ou simplificar instruções escritas.

 Oferecer ao aluno ajuda com suas anotações.

Enfatizar revisão diária.

Proporcionar atividades práticas adicionais.

 Evitar dizer que a criança é preguiçosa, lenta ou a comparar com os outros alunos.

 Estimula e fazer com que acredite na sua capacidade e no seu potencial.

Usar  estratégias que ajudem, como letras de varias texturas, material dourado, uso de gravuras e fotografias, relógio digital, gravador.


Atividades de Intervenção  para realizar em sala de aula.

Algumas atividades que o professor pode estar realizando em sala de aula para melhorar o desempenho do aluno com dislexia.








Neste sites abaixo, pode-se encontra mais algumas atividades para trabalhar em sala de aula :


Papel da família


Auxiliar a criança disléxica em casa com suas atividades.


Procurar fazer atividades que ajudem com a concentração.

 Estimule sua autoconfiança e sua autoestima.

Incentive  atividades ao ar livre .








CURIOSIDADE 



Referências

Associação Brasileira de Dislexia,Tudo sobre dislexia. Disponível em http://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/

Dislexia: o que todos precisam saber-por Elisabete Castelon Konkiewitz 



 Lara Hortência da Cruz Barros
Graduanda do Curso Licenciatura em Pedagogia-UFPI. 4º Período

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