O QUE É DISLEXIA ?
Google Imagens |
DIS – distúrbio.
LEXIA – (do latim) leitura; (do grego) linguagem
DISLEXIA – dificuldade na leitura e na escrita.
“ A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica.As dificuldades causadas normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem que são inesperadas em relação a idade e outras habilidades cognitivas. ”
(Definição adotada pela IDA- Internacional Dyslexia Association, em 2002.)
Sendo assim, definida como transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
Pesquisas realizadas em diversos países revelam que quase 4% da população mundial é disléxica.
Tipos de Dislexia
Adquirida – causada por lesão cerebral
Evolutiva ou em desenvolvimento – está presente desde o inicio da aprendizagem da leitura.
Subtipos
Disfonética – É a mais comum, tem como característica principal a dificuldade de integração letra-som.
Deseidética – Caracteriza-se pela dificuldade de descodificação de sons associados a letras.
Visual – Deficiência na percepção visual
Auditiva – Deficiência na percepção auditiva
Mista – combinação de mais de um tipo de dislexia.
Sintomas
Pré-escola
Dispersão;
Histórico familiar ;
Google imagens |
Fraco desenvolvimento da atenção;
Atraso do desenvolvimento da linguagem;
Dificuldade com quebra-cabeças;
Falta de interesse por livros impressos;
Idade Escolar
Dificuldade na aquisição e automação da leitura e
da escrita;
Pobre conhecimento de rima e aliteração;
Desatenção e dispersão
Desorganização geral;
Confusão para nomear esquerda e direita;
Vocabulário pobre, com sentenças curtas e
imaturas ou sentenças longas e vagas.
Google Imagens |
É importante ressaltar que a criança disléxica, tem o desenvolvimento intelectual adequado para seu processo .
Sintomas que, quando persistentes e combinados, podem levar à suspeita de dislexia são:
LEITURA:
· Muitos erros na leitura em voz alta
·Leitura de letras, sílabas ou palavras é muito custosa.
· A criança se corrige freqüentemente
· O texto lido não é compreendido
ESCRITA:
· Resistência e aversão à leitura
· Evita a leitura
· Muitos erros quando copia um texto
· Muitos erros quando escreve livremente
· Troca letras visualmente semelhantes (b/d )
· Troca letras foneticamente semelhantes (m/n; t/d )
· Deixa de escrever partes de palavras
· Inverte a ordem das letras nas palavras
· Textos ilegíveis
· postura contraída, com excesso de tensão muscular ao escrever
· dificuldade em respeitar as margens ao escrever
COMPORTAMENTO
· Medo de ir à escola
· Baixa auto-estima
· Enurese (perda do controle da bexiga )
· agressividade
· pouca motivação
· dificuldade de concentração
· comportamento de chamar a atenção ( “engraçadinho”)
· hiperatividade
· queixas psicossomáticas (dor de barriga, ânsia de vômito, etc)
Diagnóstico Inicial
É geralmente feito por professores que estão acompanhando a criança nas
fases pré- escolar.
Diagnóstico Definitivo
Depende da avaliação de vários
profissionais, como: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e neurologista.
O diagnóstico deve ser
significativo tanto para os pais e educadores quanto para a criança.
Tratamento
Depois de diagnosticar é preciso
mapear as dificuldades da criança, a fim de fazer intervenções especificas que
possam ajudar a diminuir a dificuldade da mesma.
O papel da escola
Buscar identificar crianças
propensas a dislexia.
O professor deve estimular as habilidades das crianças a prestarem
atenção aos sons de forma seletiva.
Desenvolver a capacidade de analisar as palavras em sílabas.
A escola deve adaptar - se para atender da melhor forma possível a
criança disléxica.
Papel do professor
Esclarecer ou simplificar instruções escritas.
Oferecer ao aluno ajuda com suas
anotações.
Enfatizar revisão diária.
Proporcionar atividades práticas adicionais.
Evitar dizer que a criança é
preguiçosa, lenta ou a comparar com os outros alunos.
Estimula e fazer com que
acredite na sua capacidade e no seu potencial.
Usar estratégias que ajudem,
como letras de varias texturas, material dourado, uso de gravuras e
fotografias, relógio digital, gravador.
Atividades de Intervenção para
realizar em sala de aula.
Algumas atividades que o professor pode estar realizando em sala de aula para melhorar o desempenho do aluno com dislexia.
Neste sites abaixo, pode-se encontra mais algumas atividades para trabalhar em sala de aula :
Papel da família
Auxiliar a criança disléxica em casa com suas atividades.
Procurar fazer atividades que ajudem com a concentração.
Estimule sua autoconfiança e sua
autoestima.
Incentive atividades ao ar livre
.
CURIOSIDADE
Referências
Associação
Brasileira de Dislexia,Tudo sobre dislexia. Disponível em http://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/
Dislexia: o que todos precisam saber-por Elisabete Castelon Konkiewitz
Lara Hortência da Cruz Barros
Graduanda do Curso Licenciatura em Pedagogia-UFPI. 4º Período
Graduanda do Curso Licenciatura em Pedagogia-UFPI. 4º Período
Nenhum comentário:
Postar um comentário