Para além da teoria da curvatura da vara
A pedagogia é o repensar das
atividades educacionais libertando-se da velha tradição do senso comum do homem
puramente intelectual, reprodutivo do saber, afim de encontrar a forma certa de
enunciar a concepção correta para que os desvios sejam corrigidos.Desconstruindo
certezas , verdades absolutas insondáveis. Sendo necessária a construção do
homem sensível as questões em si mesmo, no outro e ao meio. Instigando a se
fazer pensar.
O projeto educacional como
um todo, pensando nos ranços que persistem na escola tradicional. Encontramos
em excesso o prevalecimento do ser em busca de certezas, na reprodução e
padronização e previsibilidade do comportamento na homogeneização do diferente.
Nos processos de repensar as
atividades educativas, como elemento de sensibilidade para a vida em comum ao
obter os saberes é imprevisível contrapondo o prazer à rigidez e equilibrando
inteligência e sentimento. Por tanto uma personalidade integral enriquecida
pelo pensamento discursivo não é capaz em sua totalidade, ou seja, a palavra em
si não consegui descrever a realidade. Sendo para além dos processos intelectuais as
faculdades do sentir, apreender o saber através dos sentidos, a percepção dos
sentimentos.
Uma mudança na mente do
professor é necessária, para encontrar trilhas do prazer ao saber no educando.
Em outras palavras causar no educando o prazer pelo conhecimento de forma a
deixar a velha maneira de estudos como o reproduzir de ideias, o decoreba e
apropriar-se de um prazer inesplicável do saber diante das questões cotidianas.
Despindo-se da velha maneira de adquirir conhecimento, apegando-se ao novo e reformando
o tradicionalismo a novas estruturas do saber. Preocupando-se em mostrar ao
educando a apreensão e a invenção como ponto importante à moral e a política na
formação do ser em construção de caráter.
Evitando assim formas
petrificadas, rígidas e intransigentes do sujeito político. Diante de uma
sociedade autocrática em que ideias contrárias a ideologia elitista esta
sujeita à censura e perseguição.
Em qualquer atividade
educativa entende-se a formação integral do sujeito ético, político, sensível
às questões do meio, do outro e de si mesmo. Para que se trate de uma educação
emancipadora do sujeito ético autônomo, o cidadão ativo , sensível e criativo
às questões da realidade.
Não bastam programas
escolares,mas esforço, dedicação, comprometimento para que a instituição
escolar verdadeiramente democrática, conscientize o educando sobre a imposição
elitista existente que tem impedido a repartição equitativa de bens adquiridos
e acumulados pelas gerações.
Daí o caráter revolucionário
da pedagogia da existência na transmissão de conhecimentos para além de métodos
novos e tradicionais, as reflexões desenvolvidas na explicação de uma educação
para além da relação autoritária ou democrática na sala de aula. Com a
contribuição de um professor formador de mentes autônomas, criativas,éticas
mediante a realidade de um todo. Já que o papel da pedagogia é conduzir a
repensar as atividades educacionais.
Alguns links que darão mais aprofundamento a temática:
Francisca Edna Silva
graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do
Piauí (UFPI).
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