quarta-feira, 5 de julho de 2017



Para além da teoria da curvatura da vara




A pedagogia é o repensar das atividades educacionais libertando-se da velha tradição do senso comum do homem puramente intelectual, reprodutivo do saber, afim de encontrar a forma certa de enunciar a concepção correta para que os desvios sejam corrigidos.Desconstruindo certezas , verdades absolutas insondáveis. Sendo necessária a construção do homem sensível as questões em si mesmo, no outro e ao meio. Instigando a se fazer pensar.
O projeto educacional como um todo, pensando nos ranços que persistem na escola tradicional. Encontramos em excesso o prevalecimento do ser em busca de certezas, na reprodução e padronização e previsibilidade do comportamento na homogeneização do diferente.
Nos processos de repensar as atividades educativas, como elemento de sensibilidade para a vida em comum ao obter os saberes é imprevisível contrapondo o prazer à rigidez e equilibrando inteligência e sentimento. Por tanto uma personalidade integral enriquecida pelo pensamento discursivo não é capaz em sua totalidade, ou seja, a palavra em si não consegui descrever a realidade. Sendo  para além dos processos intelectuais as faculdades do sentir, apreender o saber através dos sentidos, a percepção dos sentimentos.
Uma mudança na mente do professor é necessária, para encontrar trilhas do prazer ao saber no educando. Em outras palavras causar no educando o prazer pelo conhecimento de forma a deixar a velha maneira de estudos como o reproduzir de ideias, o decoreba e apropriar-se de um prazer inesplicável do saber diante das questões cotidianas. Despindo-se da velha maneira de adquirir  conhecimento, apegando-se ao novo e reformando o tradicionalismo a novas estruturas do saber. Preocupando-se em mostrar ao educando a apreensão e a invenção como ponto importante à moral e a política na formação do ser em construção de caráter.
Evitando assim formas petrificadas, rígidas e intransigentes do sujeito político. Diante de uma sociedade autocrática em que ideias contrárias a ideologia elitista esta sujeita à censura e perseguição.
Em qualquer atividade educativa entende-se a formação integral do sujeito ético, político, sensível às questões do meio, do outro e de si mesmo. Para que se trate de uma educação emancipadora do sujeito ético autônomo, o cidadão ativo , sensível e criativo às questões da realidade.
Não bastam programas escolares,mas esforço, dedicação, comprometimento para que a instituição escolar verdadeiramente democrática, conscientize o educando sobre a imposição elitista existente que tem impedido a repartição equitativa de bens adquiridos e acumulados pelas gerações.
Daí o caráter revolucionário da pedagogia da existência na transmissão de conhecimentos para além de métodos novos e tradicionais, as reflexões desenvolvidas na explicação de uma educação para além da relação autoritária ou democrática na sala de aula. Com a contribuição de um professor formador de mentes autônomas, criativas,éticas mediante a realidade de um todo. Já que o papel da pedagogia é conduzir a repensar as atividades educacionais. 


Francisca Edna Silva
graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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