quinta-feira, 6 de julho de 2017

MITOS E VERDADES NA COMUNIDADE ESCOLAR



Ultra curioso
Diante das tecnologias na educação e prática pedagógica é comum existirem alguns mitos que permeiam a comunidade escolar, também existem outras dúvidas, perguntas e até mesmo o medo entre professores, coordenadores, diretores e pais a respeito do uso consciente dessas tecnologias em sala de aula.
Superar os mitos, assumir verdades se tornam necessários, o professor necessita de uma capacitação para saber lidar com os recursos tecnológicos, que estão presentes na atualidade. A formação de professores é a base para uma melhor qualidade do ensino, é necessário que estes juntamente com a escola compreendam as transformações que acontecem no mundo, questionar paradigmas tradicionais faz parte do entendimento sobre as mudanças na forma de produzir conhecimento, daí se originam as novas forma de fazer, pensar e aprender.
Oficina da net
É verdade que as novas tecnologias na prática de sala de aula contribuem bastante para o processo de ensino-aprendizagem, porém, não substituem o professor, este continua sendo, o mediador, aquele que planeja e desenvolve sua prática de ensino através do seu conhecimento sobre o conteúdo a ser aplicado.
Projetor BH
Mito é acreditar que o uso da 
tecnologia substitui ou diminui a atividade mental das pessoas e a maneira de formar suas próprias opiniões e fazer suas próprias escolhas, o indivíduo terá sempre sua autonomia.
A motivação também é associada ao uso das tecnologias, pois ao utilizarem os recursos tecnológicos na aprendizagem, os alunos ficam mais motivados, por serem mais atrativos e inovadores para eles, no entanto este instrumento só será capaz de aumentar a motivação dos alunos, se a sua utilização for ligada a um ambiente de aprendizagem desafiador.



CINCO MITOS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

1. MITO: A tecnologia vai resolver todos os problemas da escola;
  •  Para que a tecnologia tenha efeito no aprendizado, é preciso planejar o numero de alunos por equipamento de acordo com o projeto.

2. MITO: A tecnologia vai substituir o professor;
  • O professor será sempre o mediador do conhecimento

3. MITO: A tecnologia aumenta o trabalho do professor;
  • Após a capacitação profissional, a tecnologia servirá para facilitar a rotina escolar.

4. MITO: Professores mais velhos não conseguem se adaptar à tecnologia;
  • A idade não influencia no uso das tecnologias digitais na sala de aula


5. MITO: A tecnologia torna os alunos preguiçosos ou distraídos;
  • O que distrai o aluno é realizar atividades que não estejam de acordo com seu ritmo de aprendizado ( fáceis ou complexos demais).


Regia Lucia Santos de Araújo
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia-4º período-UFPI


Referências:

Tecnologia da comunicação e da informação- 5ª Parte
info.geekie.com.br> Acesso em 07/07/2017 às 08:53




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    C ultura Ed U ca çã o         R eflex ã o              T  R ansforma çã o            I ntegra çã o             ...