sábado, 8 de julho de 2017

Poema como recurso didático


Imagem relacionada
Fonte: Google Imagens

Sabe-se que a escola é um espaço ideal para se desenvolver o gosto pela Literatura Infantil, visto que, a literatura instiga o imaginário infantil, transmitindo para as crianças, por meio de lendas, poesias e fábulas os valores culturais.

Resultado de imagem para recurso didático: poesia
Fonte: Google Imagens

O poema abaixo é uma produção executada como recurso didático para interação e experiência com a temática apresentada no seminário: Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telematicas - José Manuel Moran


Foi uma produção minha com o intuito de utilizar um recurso didático que pode ser sim um instrumento de socialização de conhecimento...

"A tecnologia é uma inovação...
Inovação indescritível para estudar!
Estudar é uma interação...
Interação inestimável de conhecimentos!
Conhecimentos fomentam aprendizados...
Aprendizados que tornam o Ar mais respirável!
Respirável é fazer valer a mediação...
Mediação que nos favorece como alicerce!
Alicerce é a busca de motivar...
Motivar a participação dos alunos!
Alunos são os espelhos da aprendizagem...
Aprendizagem que tem o docente como orientador!
Orientador é aquele que tem distintas formas de ensinar...
Ensinar em qualquer lugar, hora e circunstância!
Circunstância é buscar pela sinergia...
Sinergia que promove mudanças!      
Mudanças ocupam o solo dos desafios...                     
Desafios que estão sempre ligados a educação!           
Educação é uma busca de qualidade...               
Qualidade esta que permeia o ensino!        
Ensino é a busca de caminhos...                           
Caminhos que dão asas à pesquisa!  
Pesquisa é a forma de potencializar a comunicação...
Comunicação que não tem a aula em um espaço único e determinado!
Determinado é a busca de novas metodologias...
Metodologias que favorecem o ver e ouvir à distância!
Á distância é um equilíbrio... 
Equilíbrio entre a matéria presencial e virtual!
Virtual é uma integração entre o oral, escrita e audiovisual...
Audiovisual que permite uma dinâmica produtiva!
Produtiva é a integração dos conteúdos...
Conteúdos que promovem a ilustração de ideias!
Ideias são uma fonte de descobertas...
Descobertas refletidas pelas ações pedagógicas! 
Ações Pedagógicas são as interpretações das informações...
Informações que ocupam o gatilho da interação espaço-temporal!
Espaço-temporal é uma liberdade....
Liberdade para expressão, novos contatos e adaptação de diferentes ritmos!
Ritmos são como notas musicais...
Notas Musicais que dão os subsídios para uma apreciação!
Apreciação é aprender sem fronteiras...
Fronteiras que norteiam o passo nosso de cada dia!
Dia é a certeza que o sol já despertou...
Despertou para que nós façamos a diferença!
Diferença é compartilhar...
Compartilhar todas as possíveis experiências!
Experiências são desfrutadas na palma da mão...
Mão esta que degusta um livro!
Livro é uma bússola...
Bússola que nos faz chegar a um autor!
Autor este, José Manuel Moran...
Moran, um doutor na arte inesgotável da comunicação e do conhecimento!      


Resultado de imagem para poema
Fonte: Google Imagens
A principal função da escola hoje é formar leitores. Todas as propostas pedagógicas das escolas são unânimes em afirmar que querem uma educação transformadora criativa e libertadora.
























Fonte: Arquivo confidencial   


Para aprofundar ainda mais os conhecimentos segue abaixo links de textos para fomentar o conhecimento:

http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID4595_11082016221823.pdf

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4836/1/PDF%20%20Maria%20Jos%C3%A9%20Oliveira%20da%20Silva.pdf

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/poemas-escutar-ler-compreender-interpretar-e-declamar

Como trabalhar a poesia em sala de aula? 

No site abaixo você terá um direcionamento:



 "O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)



Diego Santiago   
Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRÍCULO E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

    C ultura Ed U ca çã o         R eflex ã o              T  R ansforma çã o            I ntegra çã o             ...